coalhada seca

Coalhada Seca: Aprenda Como Fazer

Coalhada Seca ARMÊNIA: FIQUE CRAQUE NESTA RECEITA

Aprendi esta receita de Coalhada Seca com um grande amigo, o João Bedoyan, cuja família tem origem armênia. Então, é uma receita tradicional, simples de fazer (utiliza apenas dois ingredientes) e deliciosa. Só é preciso paciência, pois leva dois dias, para ficar pronta. Mas, garanto, vale a pena a espera. Depois, prometo que vou ensinar a receita de pão sírio, para acompanhar a degustação da colhada seca.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite integral
  • 1 pote de iogurte natural

Modo de Preparo:

  • Coloque o leite em uma panela e ferva até começar a subir. Quando isso acontecer, desligue.
  • Deixei o leite esfriar. Aqui está a parte mais importante da receita. O ponto do “esfriamento” é quando você conseguir ficar com o dedo mindinho no leite por 10 segundos sem sentir dor.
  • Quando isso acontecer, misture o iogurte no leite e mexa um pouco.
  • Depois disso, despeje em um recipiente que você consiga deixar fechado e deixe dentro do microondas, forno ou algum outro lugar que ninguém vá mexer e que não fique “pegando vento”. Você pode enrolar esse recipiente em uma toalha para garantir que vá ficar bem fechado mesmo.
  • Após umas 8 horas você pode abrir e a coalhada ou iogurte estará pronto. Agora vem a parte de transformar isso em Coalhada Seca.

Colhada Seca:

Você vai ter que deixar essa mistura escorrendo e secando em algum lugar. A melhor forma de fazer é pegando um pano bem limpo(de preferência que você use esse pano só pra isso) e costurando para despejar a mistura nele.
Eu despejo o conteúdo nele e amarro na pia para ficar escorrendo durante a noite inteira. Isso vai demorar mais ou menos umas 6 horas, mas o ponto é quando estiver bem consistente.
Depois disso é só temperar como você achar melhor. Recomendo usar sal e um pouco de azeite.

 

0 comments on “Coalhada Seca: Aprenda Como FazerAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.