raviole

Tradicional raviole piagentino

O prato que tenho hoje pra vocês é, acima de tudo, muito bom e refinado. Eu resolvi fazer raviole porque odeio esse tipo de massa pronta comprada em supermercado. A massa é muito grosseira e o recheio é sem sabor. Dá trabalho pra fazer? Muitíssimo! Mas vale a pena. O resultado é inacreditável e o sabor inesquecível. Eu garanto! Então, trago para vocês a tradicional receita de raviole com carne, originária do norte italiano. Deliciem-se!

ravioli-tratado-cozinhadue

Fase 1 – Recheio do Raviole

Ingredientes do recheio

– 1/2 Kg de carne bovina em cubinhos – filé mignon ou coxão mole;
– Salsão a gosto – processado;
– 1 Cebola picadinha ou ralada;
– 1 cenoura pequena processada;
– Vinho branco a gosto;
– 2 ovos;
– Manteiga sem sal;
– Noz moscada a gosto;
– 1/2 tablete de caldo de carne Knorr;
– Alecrim fresco;
– 3 folhas de louro;
– Sal grosso a gosto;
– Pimenta do reino (pouquinho);
– Farinha de rosca (pouquinho);
– 300 g de queijo parmesão ralado (Parmigiano Reggiano, Grana Padano ou Faixa Azul/Vigor – nacional).

verduras-cozinhadue

Modo de fazer

Primeiro passo: processamento 1. Processe a salsa com a cenoura, já a cebola deve ser processada separadamente. Na falta do processador, use um mixer ou, até, um liquidificador.

Segundo passo: refogado. Para fazê-lo, aqueça um fio de azeite com meia colher de manteiga numa panela média, acrescente a cebola e deixe-a dourar. Em seguida, acrescente o salsão e a cenoura. Depois de uns 3 minutinhos, adicione a carne. Continue o processo até que a carne mude de cor e comece a soltar água. Regue a mistura com um pouco de vinho branco e espere evaporar o álcool. Depois, acrescente , as folhas de louro, um pouco de água, o sal grosso a gosto e o caldo de galinha. Para essa carne não é necessário usar tomate. Cozinhe a carne por 3 ou 4 horas. É um tempinho meio longo e sofrido, mas o resultado é fantástico. Vale muito a pena. O ponto certo da carne é com um pouquinho de caldo, que vai ficar meio grossinho no final. Separe a carne do caldo e espere uns minutinhos até esfriar. Na panela onde está o caldo acrescente um pouco de farinha de rosca ou de pão seco ralado e forme uma espécie de pirão. Reserve-o!

carne-processada-cozinhadue

Terceiro passo: processamento 2. Junte a carne em cubinhos,  a metade do queijo parmesão ralado, os ovos e processe tudo, até chegar ao resultado que você vê na foto abaixo. Junte essa mistura ao pirão que estava reservado, adicione um pouco de noz moscada ralada, uma pitadinha de pimenta. Tudo isso vai formar o recheio dos ravioles, a consistência final permitirá que você faça uma cobrinha fina, que deverá ser dividida em pedacinhos para serem distribuídos na massa do ravioli.

Fase 2 – A Massa do Ravioli

1/2 Kg de farinha de trigo sem fermento;
Sal;
6 ovos (4 inteiros e 2 gemas);
Um pouco de água, conforme necessário para se chegar ao ponto da massa.

Modo de fazer

Faça a massa misturando com as mãos a farinha e os ovos, acrescente água se necessário. Essa é uma fase de trabalho duro, pois leva um pouco de tempo e dedicação. O resultado é uma massa bem homogênea, levemente amarelada e bastante consistente. Conforme for utilizando, divida a massa em pedaços para serem estirados num cilindro ou num rolo manual para massas. Antes do preparo final, jogue farinha de trigo numa tábua grande de madeira ou numa mesa, para que a massa não grude na superfície. Faça tiras grandes e o mais finas que conseguir. Coloque o recheio em duas fileiras na horizontal, depois cubra-o com uma outra massa de tamanho equivalente. Aperte bem uma massa contra a outra para ficar coladinha. Depois corte a massa com a ajuda de forminhas – os formatos mais tradicionais são de círculo, meia lua ou quadradinho. Depois coloque todos os ravioles numa panela grande, contendo água fervente e sal. Em aproximadamente 10 minutos, estarão prontos. Retire-os com a ajuda de uma escumadeira e ponha-os num refratário de vidro grande.

raviole-semi-pronto-cozinhadue

Fase 3 – Molho que acompanha os ravioles

Os ravioles podem ser servidos de várias formas:

1 – Somente com manteiga sem sal e queijo parmesão por cima;
2 – Com molho de tomate fresco (clique aqui para saber como prepará-lo);
3 – Com molho de funghi secchi  (clique aqui para saber como prepará-lo).

Obs.: O único molho que, para mim, não é adequado ao prato é o molho à bolonhesa, pois entendo que o sabor se sobressai ao recheio. Por ser tão bom e trabalhoso (3-4 horas de preparo!), merece ser apreciado. Concorda? 😉

Tempo de preparo: em média 7 horas

Rendimento: 5 porções

Espero que gostem. Aguardo o feedback de vocês.

Ah! Um bom vinho tinto seco cabernet sauvignon pode ser uma ótima pedida para a noite.

 

0 comments on “Tradicional raviole piagentinoAdd yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.