Risoto de limão-siciliano

Risoto de Limão-Siciliano: Aprenda a Fazer essa Maravilha

Risoto de limão-SICILIANO :  uma BOA pedida PARA UM JANTARZINHO

O nosso prato do dia é Risoto de Limão-Siciliano, uma receita simples, barata e fácil de fazer. Venha conosco em mais uma viagem gastronômica, junto à vida de pessoas normais, que tentam experimentar umas comidinhas diferentes, de vez em quando. Quando dá tempo, claro. rs

Só um parêntese para uma curiosidade: é que os meus amigos do norte da Itália acham estranho chamarmos “limão-siciliano” (Eles os chamam apenas de “limão”, pois o nosso limão verde é quase uma raridade por lá, e custa muito caro.), porque eles são cultivados, segundo eles, por toda a Itália (Ligúria, Toscana, Sardenha, Sicília e Lago de Garda (muito famoso pelos seus limoeiros, etc.) e afirmam que não têm origem na Sicília, apesar de ser uma grande produtora da fruta. Mas vamos lá ao que interessa, à nossa receitinha. 🙂

 

Ingredientes

1,5 xícara de arroz arbóreo
Suco de 1/2 limão siciliano e a casca ralada
150 gramas de queijo parmesão
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola pequena picada em cubinhos
1 tablete de caldo de legumes
1 copo de vinho branco seco
Manjericão a gosto
Sal a gosto


Rendimento
: 3 porções

Modo de Preparo do Risoto de Limão-Siciliano

Dissolva o tablete do caldo de legumes em meio litro de água.

Em uma panela, esquente uma colher de manteiga e um fio de azeite. Acrescente a cebola picada em cubinhos e uma pitada de sal. Quando a cebola começar a dourar, acrescente o arroz e continue a mexer. Adicione o vinho branco, de modo que “quase” cubra o arroz. Agora é só continuar a mexer, mexer, mexer… (rs)

Depois, quando o vinho tiver evaporado, acrescente uma concha de caldo de legumes quente, de modo que cubra o arroz (sendo que o arroz não deve ficar submerso). Vá repetindo o processo com o caldo, à medida que vai secando, até que o arroz fique ao dente (mas deve estar macio) e cremoso. Deixe o fogo baixinho e acrescente o queijo parmesão ralado. Então, coloque o suco peneirado de meio limão siciliano. Em seguida, insira o sal e a pimenta do reino em pó (a gosto).

Por fim, acrescente uma colher de sopa de manteiga gelada e vá mexendo aos poucos, até o risoto ficar ainda mais brilhoso e cremoso. Conclua aspergindo um pouco de raspa da casca de limão sobre o risoto. Está pronto!

Sirva com queijo parmesão, azeite e vinho branco.

Dicas:

– Acrescente um pouco de salsinha picadinha, após a pimenta do reino;
– Outra dica, é acrescentar um pouquinho de noz moscada ralada, para trazer aquele saborzinho especial.

0 comments on “Risoto de Limão-Siciliano: Aprenda a Fazer essa MaravilhaAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.