pudim de leite

Pudim de Leite Moça

Olá pessoal, hoje vamos com a receita de um dos meus doces preferidos (pra não falar que é meu preferido mesmo), o grandioso, estupendo, famoso, sensacional, Pudim de Leite !!

Pudim de Leite

Sabe..eu sempre fui uma negação na cozinha e realmente nunca levei jeito pra coisa, mas quando saí da casa dos meus pais vi que isso tinha que mudar pelo menos um pouco, já que não tinha mais a minha mãe para fazer pudim de leite pra mim, resolvi aprender como fazer pudim, então essa foi a primeira aventura culinária da minha vida. No começo errei algumas vezes na hora de fazer a calda, que é parte mais tensa da receita, mas depois foi só alegria..rs

Chega de conversa fiada..hora de colocar a mão na massa.

Ingredientes do Pudim de Leite:

– 1 Xícara de chá de açúcar
– 1 Lata de Leite Moça (ou outro leite condensado qualquer)
– 2 Medidas de Leite (da lata de Leite Moça)
– 3 Ovos

Modo de Preparo do Pudim de Leite:

O preparo do pudim de leite tem duas etapas: Calda e Pudim.

Vamos começar pela calda.

Para a calda, o único ingrediente que precisamos é o açúcar..ah..e a panela..rs
Vocês sabem que a panela usada para fazer pudim é aquela que tem um negócio no meio, né?
Então..algumas pessoas fazer a calda em outra panela e depois passam para a panela com furo no meio, mas quando eu ainda estava aprendendo a fazer pudim, minha mãe disse para fazer direto na panela com furo que fica mais fácil e prático, eu acreditei nela e faço assim até hoje..rs
O detalhe é que você pra precisar de uma luva para ficar segurando a panela, já que ela não tem cabo.
Então é o seguinte, jogue o açúcar na panela, ligue o fogo na temperatura média e comece a mexer.. no começo não acontece nada, mas logo você vai reparar que o açúcar começa a se liquidificar e aí você vai mexendo, mexendo, mexendo até ficar inteiramente líquido.
Vou fazer 2 observações em relação à calda. 
A primeira obervação é que você tem que tomar cuidado para não passar do ponto, depois que o açúcar virar uma gosma(calda), não pode deixar esquentando muito tempo ainda senão a calda começa a ficar escurona, mal cheirosa e ruim..aí já era..vai ter que fazer de novo..
A segunda observação é que várias receitas por aí pedem para, depois que o açúcar derreter, jogar água quente e continuar misturando.. sinceramente até hoje eu não descobri o significado disso para a calda, já que ela já fica em um ponto bacana quando derrete. E além disso, quando você joga água, a calda endurece e você basicamente começa o processo de derretimento de novo.. então, se você quiser jogar água quente, a medida é meia xícara de chá, aí vc vai mexendo de novo até derreter e virar gosmento de novo.

Calda do pudim de leite

Bom..feito isso, a calda vai estar gosmenta e vc deve espalhar a calda por todos os cantos da panela e pode deixar ela aí esperando que agora vamos para a parte do pudim.

Para o pudim, o processo é rápido, prático e não tem segredo nenhum.
É só pegar os ovos, o leite moça e o leite, jogar tudo no liquidificador e bater por um tempo até você ver que virou uma coisa só.
Assim que virar uma coisa só, jogue tudo isso na panela da calda.

Feito isso, tampe a panela com papel alumínio, coloque em banho maria dentro do forno a 180º por 1 hora e 30 minutos. Para saber se ficou bom depois desse tempo, pegue uma faca e enfie no pudim, se estiver com uma consistência firme e não sair nada na faca, está bom, senão deixe mais um tempo no forno.

Pudim de Leite pronto

Depois disso é só tirar do forno, deixar esfriar e colocar na geladeira por 6 horas.

Assim que tirar da geladeira só precisa passar para outro recipiente e pronto!

Bem fácil, né?

Espero que tenham gostado e até a próxima!

0 comments on “Pudim de Leite MoçaAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.