molho de tomate

Molho de tomate fresco italiano

É saudável, fácil, gostoso, muito gostoso. É o molho italiano de tomate fresco da nonna! Aprenda como fazer o verdadeiro. Não tem segredos, basta um pouco de tomate, ervas finas e uma dose de amor e paciência. Vamos acabar com o consumo de molhos com conservantes que tanto fazem mal a nossa saúde. Sigam-nos!

molho-tomate-cozinhadue

Ingredientes do molho de tomate

– 1 Kg de tomate o mais maduro possível;
– Sal a gosto;
– Ervas finas: alecrim, manjericão, orégano (se consegui-las frescas, o seu molho ficará muito melhor);
– Azeite (se não for pedir muito, de preferência um fio de um bom azeite);
– Paciência (pois quanto mais tempo cozinhar, melhor ficará);
– Amor (porque tudo com amor fica muito melhor). 😉

 

Modo de fazer

Primeiro: uma técnica para soltar as cascas dos tomates. Com a ponta de uma faquinha, faça movimentos redondos em torno do olhos do tomates e corte-os. Em seguida faça uma cruz em cima para que as cascas soltem com facilidade. Dê um susto nos tomates, ou seja, coloque-os alguns minutinhos na água fervente e logo eles soltarão as cascas. Desligue o fogo e retire as sementes dos tomates.

Segundo: tempere os tomates com sal e coloque-os para cozer em fogo baixo. Acrescente as ervas e o azeite. Posteriormente, acrescente uma colher de chá de açúcar. Se você puder, cozinhe por melo menos 2 horas, pois quanto mais tempo você deixar, mais saboroso o molho de tomate ficará. O resultado será um molho com pedacinhos de tomate. Se você preferi-lo ao sugo, esmague os tomates quando estiverem em processo de cozimento e passe-os no liquidificador, processador ou mixer. Você pode até coá-lo, caso prefira um resultado perfeito.

tomate-cozinhaduetomate-panela.cozinhadue

Obs.: Esse molho poderá ser conservado num vidro e congelado para ser usado aos poucos. Dentro do vidro, você pode colocar um raminho de alecrim fresco ou um de manjericão. Mas, nesse caso, o molho deverá ser feito sem as ervas.

Recomendação: sirva o molho com queijo parmesão e azeite.

0 comments on “Molho de tomate fresco italianoAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.