Formiga Amazônica: restaurante D.O.M.

Restaurante D.O.M.

A cozinha com perfume de Brasil do chef Alex Atala

Conhecer as delícias do restaurante D.O.M. sempre foi um dos nossos objetivos dos últimos anos. A oportunidade, felizmente, aconteceu, aliada a um importante evento pessoal: o meu aniversário. Fazia tempo que algo não me deixava tão animada e ansiosa. Confesso que esse presente de aniversário do meu esposo, Gabriel Roman, foi uma linda e inesquecível surpresa. Adoro fazer aniversário, mas confesso que estava mais ansiosa para conhecer os quitutes do chef Alex Atala do que propriamente para a chegada do meu grande dia.

Restaurante D.O.M

Para a chegada desse grande dia, em que estaria sentada à mesa do Atala :), resolvi fazer um curso organizado pela Curseria através do qual pude conhecer com maior profundidade as técnicas culinárias empregadas por esse chef que tanto admiro, além dos porquês para o uso de cada ingrediente. O resultado de tudo isso é que se eu já era fã do Atala, fiquei em estado de encantamento por conhecer um pouco do ser humano que é e por perceber todo o amor que Atala tem à profissão que escolheu, mas, especialmente, à natureza e à humanidade. É estado puro de empatia e afeto.

Restaurante D.O.M: cultura brasileira

The Best

Bom, começo falando do fim, trazendo spoiler sem medo: a nossa experiência não poderia ser melhor. Valeu todo o investimento financeiro para conhecer uma experiência rica em sabores, cores, perfumes, sofisticação e afeto. Sim, testemunhamos uma cozinha de afetos, de brasilidades, diversidades, multissensorialidades, sentidos…

O importante de tudo isso é que a alta gastronomia não foi capaz de distanciar esse grande talento da nossa culinária de toda a ancestralidade que banha as nossas terras. Não à toa que Alex Atala, em 2021, foi eleito o 8º melhor chef do mundo pela “The Best Chef Awards”. E o seu restaurante D.O.M. já foi considerado o 4º melhor do mundo, em 2012, pela lista World’s 50 Best Restaurants. Além disso, D.O.M. é o restaurante pioneiro do Brasil a ganhar uma estrela Michelin e, atualmente, possui duas estrelas.

Agora, sem mais delongas e prosa, gostaria de mostrar para vocês o passo a passo dessa experiência gastronômica com efeito “montanha russa”. Isso mesmo: por nos proporcionar diferentes sensações, combinações e viagens em busca de sabores.

Passo 1: reserva

Antes de tudo, fizemos uma reserva com bastante antecedência no site do restaurante D.O.M: domrestaurante.com.br. Quando você reserva, precisa escolher direto no sistema o dia e horário. Durante o almoço, há dois horários: 12h e 12h30; e no jantar as opções são 19h e 19h30. O restaurante funciona de segunda a sábado. Quando reservamos, achamos o horário do jantar de sábado um pouco cedo, mas logo que você passa pela experiência percebe que é mais do que adequado. Saímos de lá quase meia-noite, pois a jornada pelos sabores do chef Atala e sua equipe é longa e deliciosa. E é preciso aproveitar cada momento.

Durante a reserva, optamos pelo menu degustação Unum, que custa R$ 640,00 por pessoa. Caso optássemos pela harmonização (com drinks), o valor subiria para 990,00. Há uma segunda opção para quem é vegetariano também, e os valores são os mesmos. O menu é composto por 10 preparações frias, quentes e sobremesas.

Segundo explicação do próprio site, o menu degustação é “a melhor forma de entrar em contato com a experiência gastronômica proposta pelo restaurante D.O.M, difícil de ser captada em apenas um prato. Alex Atala apresenta cardápio estritamente autoral, expondo sua ousadia e experimentações resultantes de sua pesquisa com os ingredientes brasileiros.

Então, eis as preparações que degustamos:

Entradas

Formiga Amazônica

Formiga Amazônica - Restaurante D.O.M.

Carvão e carne de sol

Carvão e carne de sol

Coco e lula

Coco e lula

Lagostim, cumaru e cogumelo

Lagostim, cumaru e cogumelo

Abóbora e bottarga

Abóbora e bottarga

Palmito

Palmito

Batata doce e b´ernaise de chimarrão

Batata doce e b´ernaise de chimarrão

Cará com uni

Cará com uni

Pratos principais

Peixe defumado e roti de peixe

Peixe defumado e roti de peixe

Rabada e mandioquinha

Rabada e mandioquinha - Restaurante D.O.M.

Sobremesas

Sorvete de coco fresco, ervas e mel de abelhas nativas

Sorvete de coco fresco, ervas e mel de abelhas nativas

Goiaba e queijo

Goiaba e queijo

Tapioca e cupuaçu

Tapioca e cupuaçu: Restaurante D.O.M.

Finalização

Aligot de mandioca e toffee de café

Aligot de mandioca e toffee de café

O menu degustação nos deixou mais do que satisfeitos e a experiência foi dos deuses.

No final de tudo, ainda ganhei bolo de aniversário surpresa e tiramos uma foto com o competentíssimo subchefe bahiano Geovane Carneiro. Deu até para prosearmos um pouco sobre o Nordeste e a sua famosa galinhada. rs

Bolo de aniversário
Chef Giovane Carneiro

O chef Alex Atala costuma estar no restaurante e saudar pessoalmente aos seus clientes, mas naquele dia, por motivos de sa´úde, não pôde comparecer. Esse presente de aniversário, ele ficou me devendo. rs

Ah! Como recordação, os clientes são presenteados com um cardápio que elenca o nome dos pratos degustados.

P.S.: É importante ressaltar que o menu do restaurante D.O.M. muda anualmente. Os pratos acima foram experimentados em setembro de 2021, mas nos foi dito que em março de 2022 o menu será renovado.

0 comments on “Restaurante D.O.M.Add yours →

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.